Jogos de Tabuleiro Moderno: O que eu preciso saber?

Entendendo Jogos de Tabuleiro Moderno: Uma Viagem pelo Universo Lúdico

Os jogos de tabuleiro, que um dia foram limitados a clássicos como Xadrez, Damas, War e Banco Imobiliário, passaram por uma revolução ao longo das últimas décadas. Essa transformação deu origem ao que conhecemos hoje como jogos de tabuleiro modernos ou BoardGames, um universo rico e diversificado que atrai tanto iniciantes quanto veteranos em busca de experiências desafiadoras, estratégicas e, acima de tudo, divertidas. Neste post, exploraremos a história dos jogos de tabuleiro modernos, suas categorias, mecânicas, gírias e clássicos, além de oferecer dicas sobre o que observar ao escolher um jogo.

A História dos Jogos de Tabuleiro Moderno

A virada para os jogos de tabuleiro modernos começou nos anos 90, com o lançamento de Catan (originalmente “The Settlers of Catan”), criado por Klaus Teuber em 1995. Esse jogo marcou uma nova era, oferecendo uma jogabilidade mais estratégica, onde o comércio e o desenvolvimento de recursos desempenham papéis centrais. Catan foi um precursor para o que viria a ser conhecido como “Eurogames” ou “Jogos Alemães”, caracterizados por regras claras, baixa dependência de sorte e alta rejogabilidade.

Desde então, o mercado de jogos de tabuleiro cresceu exponencialmente, com designers de todo o mundo criando jogos que variam de aventuras épicas a experiências sociais leves. Este crescimento foi impulsionado por plataformas de financiamento coletivo como o Kickstarter, que permitiu a criação de milhares de novos jogos anualmente.


Categorias de Jogos de Tabuleiro Modernos

Os jogos de tabuleiro modernos se dividem em várias categorias, cada uma com características próprias que atendem a diferentes gostos e públicos:

  1. Eurogames (ou Euro): Focados na estratégia e gestão de recursos, com pouca ou nenhuma interferência da sorte. Exemplos incluem Catan, Agricola e Puerto Rico.
  2. Ameritrash: Jogos com forte tema, miniaturas detalhadas, e um alto grau de imersão. Muitas vezes, dependem mais da sorte e do combate. Exemplos incluem Zombicide, Mansions of Madness e Twilight Imperium.
  3. Cooperativos: Jogos onde todos os jogadores trabalham juntos para vencer o jogo, em vez de competir entre si. Pandemic e Spirit Island são exemplos notáveis.
  4. Party Games: Jogos rápidos, fáceis de aprender, ideais para grupos grandes e festas. Exemplos incluem Dixit, Codenames e Cards Against Humanity.
  5. Filler Games: Jogos curtos e simples, ideais para preencher o tempo entre jogos mais complexos ou enquanto se espera por outros jogadores. Love Letter e 6 nimmt! são clássicos deste gênero.
  6. Gateway Games: Jogos de entrada que servem como porta de entrada para o hobby dos jogos de tabuleiro. Ticket to Ride, Carcassonne e Splendor são alguns dos mais conhecidos.
  7. Jogos de Destreza: Jogos que envolvem habilidades físicas, como coordenação motora e precisão. Exemplos incluem Jenga e PitchCar.
  8. Legacy Game: Jogos que mudam permanentemente ao longo das sessões, com componentes que são modificados ou adicionados à medida que a história avança. Exemplo: Pandemic LegacyRisk Legacy.
Componentes de Pandemic, um dos jogos cooperativos mais famosos.

Tipos de Mecânicas

As mecânicas dos jogos de tabuleiro são os elementos que definem como os jogos funcionam. Algumas das principais incluem:

  • Alocação de Trabalhadores (Worker Placement): Jogadores colocam seus trabalhadores em diferentes espaços do tabuleiro para realizar ações. Exemplo: Agricola,Stone Age.
  • Controle de Área: Jogadores competem para controlar partes/áreas do tabuleiro. Exemplo: El Grande, Risk.
  • Construção de Baralho (Deck Building): Jogadores constroem seu próprio baralho de cartas durante o jogo. Exemplo: Dominion.
  • Drafting: Escolha sequencial de cartas ou peças para criar uma mão ou um conjunto de itens. Exemplo: 7 Wonders.
  • Blefe: A mecânica de blefe envolve enganar os adversários sobre suas verdadeiras intenções ou cartas, criando tensão e incerteza. Exemplo: Coup , Sheriff of Nottingham.
  • Narração de Histórias: Jogos que incentivam a criação de narrativas. Exemplo: Dixit.
  • Rolagem de Dados: A sorte é um fator predominante, utilizando dados para determinar o resultado de ações. Exemplo: King of Tokyo.
  • Push Your Luck ou Arrisque a Sorte: Estratégia onde os jogadores decidem até que ponto desejam arriscar para obter maiores recompensas, com a possibilidade de perder tudo. Exemplo: Can’t stop, Incan Gold, Quacks of Quedlinburg.
  • Resource Management ou Gestão de Recursos: Mecânica que envolve a alocação e utilização eficiente de recursos limitados para atingir objetivos no jogo. Exemplo: CatanAgricola.
  • Roll & Write: Uma mecânica onde os jogadores rolam dados e escrevem resultados em uma folha ou tabuleiro pessoal. Jogos como Welcome To e Railroad Ink são exemplos populares desse estilo.
  • Take That: Take That é uma mecânica onde os jogadores podem realizar ações que afetam diretamente os adversários, prejudicando suas estratégias ou avançando sua própria. Jogos com cartas de sabotagem ou ações que bloqueiam outros jogadores são exemplos de “Take That”. Exemplos: Uno, Saboteur, Survive, Bang!.
Dixit um dos mais famosos party games de narração de histórias.

Expressões, nomenclaturas e gírias utilizadas

Assim como em qualquer hobby, o universo dos jogos de tabuleiro tem seu próprio conjunto de gírias e nomenclaturas, que podem parecer confusas para quem está começando. Esses termos são usados para descrever desde mecânicas e estilos de jogos até estratégias e comportamentos dos jogadores. Abaixo, você encontra uma lista com as principais gírias e expressões utilizadas no meio dos boardgames.

1. AP (Análise Paralisante)

“AP” é a sigla para Análise Paralisante (em inglês, Analysis Paralysis), que acontece quando um jogador demora muito tempo para tomar uma decisão durante o jogo, pensando em todas as possibilidades. Isso é mais comum em jogos complexos que envolvem muitas opções estratégicas.

2. Meeple

O termo meeple é uma combinação de “my” e “people”, referindo-se a pequenas figuras de madeira, geralmente estilizadas como pessoas, que são usadas em muitos jogos, especialmente os de colocação de trabalhadores. O jogo Carcassonne popularizou o uso de meeples.

3. Kickstarter

Embora não seja uma gíria específica de jogos de tabuleiro, o termo é amplamente utilizado na comunidade para se referir a jogos que foram financiados coletivamente por meio da plataforma Kickstarter. Muitos jogos de tabuleiro modernos de grande sucesso, como Gloomhaven e Exploding Kittens, começaram suas jornadas no Kickstarter.

4. Alpha Player

Em jogos cooperativos, o Alpha Player é aquele jogador que tenta controlar as decisões dos outros, dizendo a todos o que fazer. Isso pode ser um problema, já que tira a autonomia dos demais participantes e pode arruinar a experiência de jogo.

5. Downtime

Downtime é o tempo de espera de um jogador enquanto os outros fazem suas jogadas. Jogos com longos tempos de downtime podem ser frustrantes, especialmente para quem prefere uma ação mais constante.

6. Replayability (Rejogabilidade)

Rejogabilidade se refere ao quanto um jogo pode ser jogado várias vezes sem perder o interesse ou sem que as partidas se tornem repetitivas. Jogos com muita variabilidade, múltiplas estratégias ou elementos aleatórios costumam ter alta rejogabilidade.

7. Kingmaker

Kingmaker é o termo usado para descrever um jogador que, sem chances de ganhar, influencia diretamente quem será o vencedor ao ajudar ou atrapalhar outros jogadores. Essa situação pode gerar frustração, especialmente em jogos competitivos.

8. Balanceado

Um jogo balanceado é aquele em que todas as opções, facções ou estratégias têm chances equilibradas de vitória, sem que uma escolha seja significativamente mais poderosa ou mais fraca que as outras.

9. Pontos de Vitória (VP ou Victory Points)

Os Pontos de Vitória (Victory Points ou VP) são usados para determinar o vencedor na maioria dos jogos de tabuleiro. Os jogadores acumulam pontos ao longo do jogo completando diferentes objetivos, e no final, o jogador com mais VP é declarado o vencedor.


Critérios

Nas reviews desse blog iremos usar 6 critérios de avaliação dos jogos avaliados com notas de 0 a 10:

1. Complexidade: Dificuldade para aprender e jogar o jogo.

2. Rejogabilidade: Capacidade do jogo de ser jogado várias vezes sem perder o interesse.

3. Estratégia: Grau de planejamento e tomada de decisões necessárias para vencer.

4. Componentes: Qualidade e design das peças e materiais do jogo.

5. Sorte: Influência do acaso no resultado do jogo.

6. Interação: Nível de envolvimento entre os jogadores durante a partida.

7 Wonders, excelente jogo de Card Drafting.

O Que Observar ao Escolher um Jogo de Tabuleiro

Além de detalhes como mecânica e os critérios citados acima, antes de escolher um jogo verifique:

  1. Número de Jogadores: Verifique se o jogo acomoda o número de jogadores que você costuma reunir.
  2. Tempo de Jogo: Considere quanto tempo os jogadores têm disponível para jogar. Jogos longos podem ser desafiadores, mas nem sempre são práticos.
  3. Categoria: Principalmente se o jogo é competitivo ou cooperativo.

Conclusão

Os jogos de tabuleiro modernos oferecem uma vasta gama de experiências, desde épicas batalhas estratégicas até rápidas e divertidas sessões sociais. Entender as categorias, mecânicas e clássicos do gênero pode ajudar tanto novatos quanto veteranos a escolher o jogo ideal para cada ocasião. Com tantas opções disponíveis, sempre há um novo mundo a ser explorado em cada caixa de jogo.

Portanto, seja você um jogador iniciante ou um veterano do tabuleiro, os jogos modernos têm algo a oferecer. Escolha o que mais se adequa ao seu gosto e divirta-se desbravando esse vasto e fascinante universo lúdico!

Aqui você encontrar uma lista de sugestões de 10 jogos para começar: http://logicamentejogos.com.br/top-10-jogos-para-comecar/

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