Azul | Review
Azul é um jogo de tabuleiro abstrato inspirado na arte dos azulejos portugueses. Nele, os jogadores competem para decorar as paredes de um palácio real usando padrões de azulejos coloridos, buscando otimizar a disposição das peças para maximizar a pontuação. É um jogo altamente visual e estratégico, que oferece uma experiência tática e relaxante ao mesmo tempo. Esse jogo é SUCESSO com todos os públicos, super recomendo!!!
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1. Para quem é indicado o jogo?
Azul é um jogo indicado para diversos perfis de jogadores, sendo ideal para:
- Famílias: por suas regras simples e acessíveis.
- Jogadores casuais: pelo design visualmente atraente e partidas rápidas.
- Jogadores experientes: por ter uma profundidade estratégica que agrada quem gosta de planejamento tático.
2. Como Jogar?
Em Azul, os jogadores assumem o papel de artistas decorando as paredes com azulejos do Palácio Real de Évora, em Portugal. O objetivo é conseguir o maior número de pontos possível ao final da partida, criando padrões e aproveitando da melhor forma possível as peças de azulejos disponíveis.
Fases do Jogo:
- Preparação: No início de cada rodada, várias fábricas (representadas por discos) são preparadas com 4 azulejos aleatórios retirados de um saco. Esses azulejos podem ser de diferentes cores e padrões.
- Seleção de Azulejos: Os jogadores, em turnos alternados, escolhem azulejos de uma fábrica. Quando um jogador escolhe um conjunto de azulejos de uma única cor, ele pega todos os azulejos dessa cor e coloca o restante no centro da mesa, criando uma oferta adicional para os próximos jogadores. Essa dinâmica de seleção é crucial para o planejamento estratégico.
- Alocação: Após pegar os azulejos, o jogador deve colocá-los em uma linha de padrões em seu tabuleiro. Os azulejos que não puderem ser alocados vão para a área de “chão”, gerando pontos negativos no final da rodada.
- Pontuação: Quando um jogador completa uma linha de padrão, ele move um azulejo dessa linha para o mosaico (a parede do palácio) e pontua de acordo com o número de azulejos adjacentes a ele, tanto horizontalmente quanto verticalmente. Cada novo azulejo colocado no mosaico gera pontuação com base nos adjacentes já existentes.
- Fim da Rodada: A rodada termina quando todos os azulejos são retirados das fábricas e do centro da mesa. Após o cálculo de pontos negativos e positivos, uma nova rodada começa.
Condições de Vitória:
O jogo termina quando, ao fim de uma rodada, pelo menos um jogador completa uma linha horizontal em seu mosaico. A pontuação final inclui pontos bônus para colunas completas, cores completas e linhas horizontais completas. O jogador com mais pontos ao final vence.
3. Habilidades Desenvolvidas
- Planejamento estratégico: É necessário pensar vários turnos à frente para otimizar a pontuação.
- Gestão de recursos: Saber como e quando pegar os azulejos certos pode ser decisivo.
- Percepção espacial: Criar padrões no mosaico exige visão espacial e adaptação tática.
4. Pontos Positivos
- Design visual incrível: As peças de azulejo são lindas e trazem um aspecto artístico ao jogo.
- Simples de aprender, difícil de dominar: As regras são fáceis, mas a profundidade estratégica torna o jogo altamente rejogável.
- Alta interatividade: A seleção de azulejos pode afetar diretamente os planos dos adversários, criando uma competição acirrada.
5. Pontos Negativos
- Dependência da sorte no sorteio dos azulejos: Algumas rodadas podem ser afetadas negativamente por azar no saque das peças.
- Possíveis frustrações com o fator punitivo: A acumulação de azulejos indesejados pode gerar pontos negativos, o que pode frustrar alguns jogadores.
6. Expansões ou Variantes
Azul conta com diversas variantes:
- Azul: Vitrais de Sintra: Uma versão com regras um pouco diferentes, utilizando vitrais ao invés de azulejos.
- Azul: Pavilhão de Verão: Introduz uma nova mecânica de pontuação e planejamento, com uma abordagem mais complexa.
- Azul: Mestre Chocolatier: Uma variante temática que substitui os azulejos por chocolates.
- Azul: Jardim da Rainha é uma versão do famoso jogo Azul, que continua a explorar a temática de design e organização visual. Neste título, os jogadores são desafiados a criar belos jardins para a rainha, utilizando novas mecânicas e um tabuleiro dinâmico que muda a cada jogo
- Versão mini: Azul lançou uma versão mini, super portátil.
7. Ficha Técnica
- Título Original: Azul
- Criador: Michael Kiesling
- Editoras: Next Move Games, Plan B Games
- Ano de Lançamento: 2017
- Idade Recomendada: 8+
- Número de Jogadores: 2 a 4 jogadores (funciona bem com 2,3 e 4)
- Duração Média do Jogo: 30 a 45 minutos
- Mecânicas Principais: Seleção de componentes, Construção de padrões
8. Avaliação do Jogo
- Complexidade: 6/10
- Rejogabilidade: 9/10
- Estratégia: 8/10
- Componentes: 9/10
- Sorte: 4/10
- Interação: 8/10
Nota final: 8.5/10
Azul é um jogo envolvente, visualmente impressionante e com uma profundidade estratégica que agrada tanto a iniciantes quanto a jogadores experientes.
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